quarta-feira, 30 de abril de 2014

Flognard de morangos com gelado de baunilha e calda de morangos



















O Calor está aí finalmente, depois de um longo e chuvoso Inverno.Sobremesas com fruta são sempre uma delícia e começam a ser apetecíveis para alegrar os dias de calor, desta vez resolvi experimentar o famoso Flognard para dar vazão a uma caixa de morangos que já são docinhos. Pesquisei algumas receitas, ajustei o açucar e... o resultado foi magnífico.

Ingredientes:

Para o Flognard:
200 gr. farinha; 100 gr. açucar; 80 gr. manteiga; 3 ovos; 1 pitada de sal; 250gr. leite; 1 c. sobremesa de aroma baunilha; 500 gr. morangos arranjados e cortados ao meio.

Para a calda de morangos c/ morangos:
200 gr. morangos; 100 gr. açucar; sumo 1 limão

Preparação:

Flognard:
Pré-aquecer o forno a 180º. 

Bimby:
Coloque no copo a farinha, o açucar, a manteiga, os ovos, sal e a baunilha. Bata por 1 min. na vel. 4. Reduza para a velocidade 3 e adicione o leite aos poucos pelo bucal até misturar bem e obter uma massa bem suave. Reserve.

Tradicionalmente:
Coloque num recipiente o açucar, junte os ovos, o sal e a baunilha e bata bem com uma vara de arames. Adicione a manteiga derretida, misturando bem, depois a farinha e envolva bem. Por fim junte o leite aos poucos até obter uma massa bem suave e sem grumos. Reserve.


Montagem:

Numa tarteira untada com manteiga, disponha os morangos cobrindo o fundo e deite a massa delicadamente sobre os morangos. Leve ao forno até dourar.

Calda de morangos:

Num tacho leve o lume o açucar, o limão e os morangos (lavados e partidos ao meio). Deixe derreter o açucar e vá mexendo muito delicadamente até ferver e obter uma calda.



Para tornar tudo ainda mais saboroso, servimos a nossa tarte com uma bola de gelado de baunilha.


2 comentários:

Deixe o seu comentário